terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Inclusão parte II (preocupante)

Recebi mais de 1.000 e-mails sobre meus comentários a cerca do ARGUMENTO DE INCLUSÃO. A maior parte deles contrários ao q aconteceu. Vários professores da UFRN e advogados Tb se posicionam contrários ao ARGUMENTO DE INCLUSÃO. Resolvi listar alguns pontos interessantes usados como argumento:

01- Muitos e-mails me lembraram que mesmo antes da nova regra a maior aprovação do estado já era do CEFET e não de nenhuma escola particular. Os dados podem ser consultados no próprio site da Comperve.

02- Vários advogados e professores da UFRN defendem que o sistema adotado é inconstitucional pois fere o princípio da equidade.

03- Muitos defensores das cotas dizem que as cotas são feitas para resolver desigualdades geradas pelo capitalismo. O q me dizem do 1° lugar de Medicina virar garoto propaganda de um cursinho q ele fez somente a revisão? Pq ele n levantou a bandeira do CEFET? É uma inversão de valores ou eu estou errado? Lembrando que sem a pontuação extra q ele ganhou p corrigir erros do capitalismo ele seria o 69. Graças a ela uma empresa tenta gerar LUCRO. No dia do resultado vi uma entrevista com ele dizendo q fez dois cursos um de biologia e outro de redação. Hj vejo na cidade inúmeras propagandas com a participação desse rapaz a cada dia sruge um novo curso q ele “fez”. Será q alguém ainda lembra q ele foi beneficiado em pró dos desfavorecidos? Será q ele lembra?

04- Recebi vários e-mails de candidatos e professores me corrigindo pois na verdade não foram 24 aprovados com a pontuação extra. Foram TRINTA E NOVE.

05- N tenho interesse em dar entrevistas para nenhum jornal. Só pelo fato de ter expressado minha opinião através de e-mail já sofri insultos e ameaças. Somos obrigados a engolir sem reclamar? Vários alunos entrarão na justiça requerendo seus direitos. Se vc tb se sente prejudicado entre Tb. Cuidado p n perder o prazo. Fiquem calados mas não reclamem qdo 80% das vagas de Medicina forem da CEFET. Afinal, os 40% q eu previa para o ano q vem jah aconteceram.

06- Talvez eu n tenha sido claro no primeiro e-mail. Mas, já estou na Universidade. Entrei pelo meu próprio esforço e por isso me revolto. Pq a UFRN n se preocupa em colocar os candidatos de escolas públicas em igualdade na disputa? Pq n utilizar os formandos das licenciaturas como professores? O erro tem q ser corrigido na base e n de forma artificial.

07- Respeito a CEFET e todos os alunos q fazem parte dela. É realmente o único mecanismo do estado capaz de fazer com que alunos provenientes de famílias carentes vençam pelo seu próprio esforço. Consigam formar-se em pé de igualdade com alunos de escola particular. Grande parte deles teriam passado sem ARGUMENTO EXTRA. Inclusive o primeiro lugar de Medicina para quem eu tiro o chapéu. Rapaz humilde q seria aprovado em 69 em Medicina por seu próprio esforço. Provavelmente a CEFET mudou a vida dele. Essa carta não é para ele ou para ninguém da cefet é para os membros da UFRN que criaram tal regra. Se a UFRN conseguir uma forma de colocar algum concluinte de qq escola pública q não seja a CEFET dentro de Medicina eu tirarei o chapéu. Se conseguir colocar 39 eu aplaudirei de pé. Caso contrário na oitava série ao ser aprovado ou não no CEFET a UFRN decide automaticamente o aluno carente q pode ou não ser médico. Correto? É apenas uma nova forma de discriminar.

Abaixo coloco algumas das respostas recebidas. Retirei qq detalhe q pudesse identificar os autores.

E-MAIL DE UM PROFESSOR DE BIOLOGIA:

Olá amigo!

Vendo sua indignação quanto ao assunto me senti no direito de expor minha opinião, enquanto biólogo e professor da área.

O assunto é delicado. Na época em que fiz o vestibular da UFRN não tinha nenhum tipo distinção, os critérios de seleção eram aplicados igualmente a todos os candidatos.

Só quem teve ou tem o contato direto com o sistema de ensino público do nosso país tem o real alcance do défict qualitativo do ensino, e o quanto precisa-se fazer pra que essa situação possa melhorar, ao menos.

Diante desta triste realidade, coloco-me a favor da cota para alunos do ensino público, em parte!!

Entretanto, um ensino de qualidade, com professores, equipe pedagógica, e gestores dedicados a fazer acontecer, para que alunos todas as instituições de ensino, sem nenhuma distinção pudesem concorrer a seleções, e que os resultados fossem espelho de seus meritos. Ainda há também, o fato de que, se nossos prezados gestores públicos reservassem recursos e esforços a educação superior, nossos alunos já sairiam da formação básica com sua vaga garantida nas univerisdades e/ou escolas técnicas federais.

Voltando ao assunto cota, alunos de escolas técnicas federais (IFRN no nosso caso) de maneira alguma deveriam ser incluidos no sitema de beneficiamento referido, já que a qualidade do ensino é compatível com o níveis de seleção impostos no nosso país, e seus alunos estão devidadmente preparados para tal sem a necessidade de "empurrões", que inevitavelmente gera um ambiente de descriminação e injustiça perante os demais estudantes que com certeza também possuem o mesmo merito daqueles.

Finalizo minha opinião, esperando que nossas autoriadades um dia possam olhar com mais dignididade para o pilar de qualquer nação, que é a educação de seu povo.

Sem mais para momento, reintero votos de estima e consideração, sem deixar de lhe desejar sorte nos próximos concursos e o importante é não desistir dos nosso sonhos, afinal SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIMOS NUNCA!!!!

Abraço.

E-MAIL DE UM ADVOGADO:

Caro Luis Paulo !! Você tem total Razão, realmente esse argumentos de inclusão é inconstitucional pois fere o principio da equidade (que de forma resumida significa tratar de forma igual os iguais e de forma diferente os diferentes); não tem cabimento a UFRN criar uma sistemática para beneficiar a escola que tem o melhor material humano tanto no quem diz aos discente quanto ao docente, pois ambos passam por um rigoroso processo de seleção de forma que a CEFET (IFRN) tem os professores mais preparados e melhor pago do Estado e as turmas de alunos mais homogeneizada; corroborando isto mesmo antes da adoção deste escandaloso sistema de descriminação a CEFET já era a instituição que mais aprovava na UFRN. A saída para que teve a aprovação surrupiada, como foi o caso de seu irmão, é se juntar e contratar um advogado para obrigar a UFRN criara vagas extras para corrigir essa grande injustiça; outra saída mais barata seria fazer uma representação junto a procuradoria Federal de Justiça. Esse expediente descabido adotado pela a UFRN, fere frontalmente a legalidade, pois uma resolução estúpida desta instituição não pode contrariar a Constituição Federal, pois a mesma fere os princípios: da legalidade, da moralidade, da isonomia, da razoabilidade da meritocracia. Pode entrar na justiça, que sem sombra de dúvida, consegue-se uma liminar para matricular todos os prejudicados. Qualquer dúvida ou apoio estou a disposição

E-MAIL DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA:

Olá,

Após ter lido o seu e-mail queria dizer que acho também isso tudo um absurdo e que te garanto, como empresário, que não entrarei nessa e não vou ficar oferecendo desconto para ninguém só para "sair na foto". Terei um encontro com a professora Betânia e devo expor toda a situação para ela solicitando alguma providência ... Sempre fui muito ouvido pela comperve e espero que algo seja feito a respeito. Só para corrigir os seus dados, parece-me que foram 39 aprovados com argumento de inclusão. Lamento pelo seu resultado, como muitos alunos meus que ficaram bem perto isto é realmente revoltante. Abraços,

E-MAIL DE UM ADVOGADO E PROFESSOR DA UFRN:

Bom dia,

Sou professor de direito da UFRN.

Fora da UFRN, sou advogado e milito inclusive contra a própria UFRN (professores universitários de direito não têm impedimento algum para advogar contra a própria instituição na qual lecionam).

Particularmente, acho que o argumento de inclusão é inconstitucional por ferir o princípio da isonomia ("todos são iguais perante a lei").

Caso seu irmão deseje questionar o resultado do vestibular na Justiça Federal, estou à inteira disposição. Caso obtenha um resultado favorável, ele ingressará ainda este ano na UFRN.

Para tanto, basta entrar em contato novamente.

Grande abraço,

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá eu estava lendo e queria saber porque não tem nenhuma resposta CONTRA o que você citou e só tem a favor? eu não acredito que todos concordem com você , então você não posta por ..? enfim acho que todas as opinioes deveriam ser divulgadas , a por favor, nao falte com respeito , porque eu fui educada.

Black Ace disse...

Não há comentários a favor. O seu é o primeiro nesta postagem, os outros em Mandarim são Spams.
Não faço filtragem dos comentários, apenas se o comentarista faltar, e muito, com a educação e civilidade, eu excluo o comentário.
Como é mesmo o seu nome ou apelido???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contador de acessos

Marcadores

pt (25) enquete (17) Dilma (15) cinema (15) brasil (12) futebol (11) f1 (10) corrupção (9) esporte (9) desgoverno pt (8) mensalão (8) Lula corrupto (7) comunismo socialismo (7) curiosidade (7) eua (7) lula (7) corruptos (6) humor (6) comunistas (5) copa 2014 (5) mundial (5) tv (5) youtube (5) Thatcher (4) basquete (4) derrota (4) esquerda (4) filme (4) governos militares (4) presidente (4) Estátua de lula (3) Reagan (3) economia (3) eleição (3) globo (3) lulálcool (3) natal (3) orkut (3) tecnologia (3) video (3) 31 de Março (2) 80s (2) Brasileiros (2) Carros caros (2) Flashback (2) Forró (2) Impeachment (2) Itamar Franco (2) Mixed set (2) Natal 2014 copa (2) PC do B (2) Piada besta (2) TV aberta (2) ayrton (2) battisti (2) bin laden (2) bolsa família (2) chavez (2) che assassino (2) deputados (2) e-mail (2) escandalo (2) esquerdismo (2) família sadia (2) feminismo (2) gisele bundchen (2) governador (2) idiotas úteis (2) inflação (2) inglaterra (2) justiça (2) marxismo (2) marxistas (2) mentira (2) micarla (2) mixtape (2) mulher (2) neymar (2) obama (2) pachecada (2) politicamente incorreto (2) porno (2) quadrilha do pt (2) racismo (2) ronaldinho (2) set mixado (2) stf (2) venezuela (2) viadagem (2) violencia (2) 1000 gols (1) 1000 postagens (1) 2011 (1) 27 anos (1) 60000 VISITAS (1) 7 de setembro (1) ABC FC (1) Adesivo para carro (1) Amy and Tony (1) Arena das dunas (1) BBB (1) Bolsonaro (1) Capitalismo (1) Comissão da verdade (1) Comunismo (1) Dance music (1) Diário de Natal (1) Do Fundo do Baú (1) Dominguinhos (1) Dívidas interna e externa (1) Elefante contra leões (1) Eleições livres (1) Elvis Preley (1) FHC (1) FHC demagogo (1) Feliz Natal (1) Fidel Castro (1) Franklin Martins (1) Gaddafi (1) Hugo Chavez (1) INELEGIVEIS (1) Igreja Católica (1) Jabor (1) Jesus Cristo (1) José alencar (1) Juizes e promotores (1) Lampião (1) Lula bêbado (1) Lula comunista (1) Lula e Fidel (1) Lula mentiroso (1) Lula multado (1) Luladrão (1) Mano Brown (1) Michael Jackson (1) Monteiro lobato (1) Mulheres (1) OVNIs (1) PM (1) Padre Fábio (1) Padre Marcelo Rossi (1) Pai nosso (1) Palocci (1) Patrulha ideológica (1) Paul McCartney (1) Paul o polvo (1) Petismo (1) Petralha (1) Prof.Amanda (1) Páscoa (1) Quem sou eu (1) Radicalismo gay (1) Roberto Carlos (1) Saramago (1) Serra 45 (1) Sousa (1) Trump (1) Twitter (1) Túlio maravilha (1) Wagner Moura (1) acessoria (1) adeus cachorro (1) afeganistão (1) amazonia (1) amigos (1) américa rn (1) anatomia de um nordestino (1) anticomunismo (1) arnaldo jabor (1) arte moderna (1) atraso nas obras (1) baianos (1) barretos (1) biografia (1) boca juniors (1) bozo (1) brasileiros otários (1) briga de gato (1) bueno (1) cai-cai (1) caiu na merda (1) calcinha (1) campeão (1) capoeira (1) carlinhos cachoeira (1) carnatal (1) carnaval não presta (1) carros e educação (1) cartas de natal (1) cbf (1) celulas-tronco (1) censo 2010 (1) charge (1) charme funk (1) chavismo (1) chivas 18 (1) chuva (1) chávez (1) cicarelli (1) cleber machado (1) comportamento (1) congresso nacional (1) congresso nacional do PT (1) conquista amorosa (1) conselho médico (1) coreia (1) costinha (1) cpi (1) craques (1) criança esperança (1) crise econômica (1) crise grega (1) crueldade com animais (1) cruz tribunais (1) cuba (1) dance underground 90s (1) demagogia (1) democracia (1) desarmamento (1) desrespeito religioso (1) destruição da família (1) didi (1) ditabranda (1) documentario (1) educação (1) ensino (1) entrevista (1) escroto (1) espanha (1) esquerda x direita (1) falência (1) ferias (1) ferreira gullar (1) fifa (1) fisiologismo (1) floresta (1) fora mano menezes (1) fracasso (1) futebol brasileiro (1) g1 (1) galvão (1) gasolina (1) gatos (1) governadores (1) gp (1) gretchem (1) guerra (1) gugu (1) henrique alves (1) herança maldita (1) heróis de filmes (1) heterossexual (1) hipocrisia contra a policia (1) homem (1) house music (1) humberto (1) igrejas evangélicas (1) impostos (1) imprenssa (1) internet (1) iraque (1) islamismo (1) jameson (1) jenna (1) jong-il (1) julgamento (1) juliana (1) kim (1) legalização (1) lewandowski (1) livros (1) locadora de mulher (1) luiz gonzaga (1) lulálcool bêbado (1) maconha (1) malandro (1) mandato (1) marcha das vadias (1) maçom (1) mega sena (1) memes dirty harry (1) miami (1) mixagens (1) morte de bezzero (1) mudanças sociais (1) musica (1) médicos cubanos (1) música (1) negra (1) nelson (1) nelson motta (1) nelson rodrigues (1) nina a hamster (1) nordeste (1) norte (1) oscar (1) paes (1) pan (1) paraguai (1) parreira (1) pedofilia (1) pele (1) pena de morte (1) piadas machistas (1) pirataria (1) playboy (1) podcast (1) politica brasileira (1) politica e internet (1) politica externa (1) política (1) ponta (1) povo (1) presidio (1) preto (1) professores (1) progressismo (1) ptc (1) rbd (1) reforma política (1) religião (1) remix (1) repressão (1) reveillon (1) ricardo texeira (1) rio são francisco (1) rolezinhos (1) romario (1) rosalba (1) rugby (1) sabão omo (1) saddan (1) sampa (1) sbt (1) senado (1) sergio (1) sergio cabral (1) severino (1) sexo e saúde (1) som automotivo (1) sos (1) steve jobs (1) suicidas úteis (1) terrorismo no brasil (1) times odiados (1) tiririca (1) torcer futebol (1) transposição (1) tribunais brasileiros (1) turistas (1) universidade (1) vagabundagem (1) vexame brasileiro (1) viado e sapatão (1) vice (1) violência (1) viver (1) volei (1) xaxá (1) xeque (1) yoani sánchez (1) zé lezin (1)
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!