Foi manchete da primeira página do jornal “O Estado de S. Paulo”, edição de domingo: “Auditoria aponta corrupção em 77% das prefeituras”. O “Estadão” é o mais importante jornal do país. A matéria, que mereceu tamanho destaque, baseia-se num relatório da Controladoria-Geral da União: “Três em cada quatro prefeituras - mais precisamente 77% - estão envolvidas em graves irregularidades, como a fraude descoberta na aquisição e ambulâncias. O desvio de recursos públicos é muitas vezes escancaradas aos olhos da população, sem o requinte das quadrilhas que se infiltram na administração federal para corromper agentes públicos e extrair vantagens financeiras”. Um dos casos mais escandalosos apontados no relatório da CGU ocorre no Rio Grande do Norte. Envolve a prefeitura de Pendências. Em matéria de corrupção o Rio Grande do Norte sempre está na linha de frente. Aqui a coisa chega a ser didática. Destaco outros trechos da matéria:- Há oito Estados em que 100% das prefeituras fiscalizadas apresentaram graves problemas: Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Piauí, Sergipe, Rondônia e Roraima.- O caso de Pendências, no Rio Grande do Norte, é um dos mais escandalosos: o dinheiro federal destinado a vítimas de enchentes foi usado pra construir casas para funcionários da chefia da prefeitura e até para um vereador.O Rio Grande do Norte aparece em 7º. lugar entre os Estados com prefeituras mais corruptas, alcançando o índice de 82,1%, ao lado da Paraíba, nossa querida e solidária vizinha. O outro vizinho, lá de cima, o Ceará, não tem do que se queixar, nem mesmo ao padrinho Padre Cícero: está na lista dos que ocupam o primeiro lugar em prefeituras corruptas. Todas. No Rio Grande do Norte, apenas 17,9% dos prefeitos não estão roubando. Está na auditoria da Controladoria-Geral da União. Façamos as contas.
O Rio Grande do Norte tem 167 prefeituras. Pelo relatório da CGU, 137 são, portanto, corruptas. Salvam-se apenas 30.O relatório da CGU não traz nenhuma novidade. Qualquer manual de sociologia política apontaria que a corrupção no Brasil começa nas administrações municipais. E o fato não causa espanto nenhum.
Roubar nesta pátria verde-amarela é a coisa mais natural do mundo. O mesmo sociólogo afirmará, professoralmente, que é um problema cultural. A cultura é a grande vilã do cinismo nacional. Está em toda a parte, é a raiz mais profunda...
Quer ver uma coisa.
Faça essa experiência. Escolha qualquer município do Nordeste ou de outra regiões. Pegue a estrada, pare no bar mais simpático ao seu gosto para tomar uma cervejinha e, uma coisa e outra, puxe um papo com o seu proprietário ou com um garçom. Comece a conversa pelo inverno, se vai bem ou não, perspectiva de safra, São João animado. Passe, então, para a Copa do Mundo; fale de Ronaldinho e Ronaldão, não há quem possa com o Brasil. Aí você estará dono da situação. Chegou a vez de você fazer a pergunta sobre o prefeito: Como vai o prefeito daqui, trabalhando muito, né? O mapa da menina estará aberto diante de seus olhos. Você ficará sabendo de coisas nunca imaginadas, fantásticas, das armações e sacanagens do prefeito, dos mensalinhos com os vereadores, do carrão que serve à Prefeitura, dos parentes dependurados nas tetas públicas, dos dinheiros desviados, das fazendas compradas, dos pequenos e grandes roubos. Ficará sabendo, também, do que ocorre nas redondezas, nas prefeituras vizinhas, e toda a política da região, a rede espalhada até chegar no escritório montado na capital.
Procure saber também da vida do juiz, do promotor, do delegado. Do “modus operandi” de qualquer um deles. Você terá uma aula de Brasil como nunca imaginou ter e a certeza de que a escola primária da corrupção é aqui. Ou ali...E ficamos acertados que nada de extraordinário acontecerá.
Roubar é mesmo, sim, uma questão cultural - pois, sim - e o povão não está nem aí para essas bobagens. É só conferir nas pesquisas eleitorais. Tem prefeito desses enquadrados pela Controladoria que já está no quarto, quinto, sexto mandato. Acusados em processos que dormem nos fofos colchões de todas as instâncias, estâncias e reentrâncias, e aptos para repetir a dose na próxima eleição municipal.A copa começa daqui a dez dias. A Globo já transmite até jogo de porrinha no apartamento de Ronaldinho. Não há quem possa com o Brasil, sil, sil, sil, sil, sil...!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário