Para aqueles que não se lembram, Parreira foi o Treinador que tirou a nossa Seleção de Futebol de uma fila de 24 anos sem vencer uma Copa do Mundo. Foi considerada por muitos a pior Seleção vencedora de uma edição de Copa do Mundo de todos os tempos, com material humano escasso limitando-se a genialidade de um Romário, Bebeto e Aldair, mas também temos que destacar as atuações de Dunga, Mauro Silva, Marcio Santos e Taffarel que se superaram. Esse resultado colocou Parreira em um patamar que ele jamais sonhou conseguir, Campeão Mundial com uma cultura um pouco diferenciada dos demais treinadores, respeitado no mundo todo. Mas tenho que dizer que, só o que foi feito em 1994 não credencia Parreira como sendo uma sumidade do futebol da mesma grandeza de um Telê Santana Brasil(1982-1986), Guus Hiddink Holanda, Coreia do Sul e Australia(1998-2002-2006), Rinus Michels Holanda(1974-1978), Otto Glória Portugal(1966), Sepp Herberger Alemanha(1954), Aimé Jacquet França(1998) e outros.
De fato o feito de Parreira em 1994 foi quase que um milagre, mas levando em conta seu estilo de jogo, que se baseia em manter a posse de bola com toques laterais sem objetividade, com dois ou três volantes limpa trilhos na frente da área, um a zero é goleada.
Desde que o mundo é mundo, temos disputas territoriais e guerras, todo General de um exercito tem sempre aquela tropa aliada para todo tipo de problema que possa surgir, desde uma retirada estratégica, como operações suicidadas, são tropas treinadas para obedecer a ordens especificas não importam quais elas sejam. Voltando ao futebol foi mais ou menos isso que aconteceu em 1994, Parreira atuou com maior pragmatismo possível evitando qualquer chance de vexame, vide a primeira mudança tática naquele mundial, a saída de Raí para a entrada de Mazinho, quem não se lembra Raí apesar de não estar jogando bem aquele período era o mais criativo da convicção, então como medida extrema colocou um volante improvisado no meio, formando um trio sem cérebro de replicantes que obedeciam todas as ordem de seu General.
Tudo isso para entrar no ponto principal da minha postagem, como ele fará para estragar tudo isso?
Nós certamente temos uma das maiores gerações dos últimos 20 anos talvez ate 30 anos, com alguns deles mal fisicamente ou tecnicamente, Ronaldo e Adriano, mas mesmo assim a turma é boa. Quando ele estreiou em 2003, ele tinha um discurso de renovação jogadores velhos seriam substituídos paulatinamente, devido à qualidade de seus jogadores, colocar o time jogando bonito, esse tipo de baboseira que ele tem mania de propalar. Mas o que nos vemos é que se não bastasse produzir uma Seleção pragmática como a de 1994, ele vai conseguir fazer com que essa seleção trabalhe de uma maneira robotizada, sem cérebro, maior prova disso é o Ronaldinho Gaúcho que a mesmo de dois mês atrás estava encantando no Barcelona, hoje está pisando literalmente na bola, sem qualquer condição de jogar o que pode e o que deve, pelo menos um desses craques está escapando dessa influencia terrível, Kaká que vem quebrando a cara desse Treinador tão previsível, confesso que no inicio durante a Copa das Confederações quando os jogadores do Brasil jogaram muito bem tive a ilusão que poderia dar certo com o Parreira, devido a placares respeitáveis como o 3x2 sobre a Alemanha e os 4x1 sobre a Argentina, mas foi só a ilusão infelizmente.
Continuo achando que temos tudo para sermos campeões, não pelo belíssimo futebol que estamos jogando, mas pelas outras seleções que não estão jogando nada, temos apenas que ter cuidado com a Argentina, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.
0 comentários:
Postar um comentário