quinta-feira, 10 de maio de 2007

Che Guevara, apenas um terrorista


Por Marcelo Andrade .


Apesar de já ter ele morrido há mais de 30 anos (em 1967), a figura do guerrilheiro argentino Che Guevara, ainda causa fascínio em muitas pessoas. Admiração estranha essa, por um terrorista. Porque Ernesto Guevara, vulgo "Che" não passou disso, um terrorista. Contaremos aqui alguma coisa de sua história, com base no "Le livre noir du communisme", o suficiente para mostrar sua face verdadeira, que esteve longe de ser "glamourosa".
Che era comunista convicto. Dizia que a solução para os problemas do mundo estava no regime dos países da "Cortina de Ferro", principalmente na antiga URSS.
Depois de viajar pela América Latina e conhecer Fidel Castro, Che abraçou a causa do atual líder cubano. Uniu-se aos "barbudos" de Sierra Maestra, visando a tomada do poder e a instalação de um regime socialista filo-soviético em Cuba.
Logo depois da adesão, foi nomeado comandante de uma coluna (divisão interna dos revolucionários) e não tardou em demonstrar sua brutalidade. Em certa ocasião, um subordinado de sua coluna furta comida. Che descobre e manda fuzilar o autor imediatamente, sem maiores formalidades, sem defesa. Que contradição! Ele que, segundo a lenda, dedicou sua vida inteira à "causa dos pobres", matando quem apenas furtara para comer?
Tomado o poder em Cuba, os revolucionários partiram para a repressão e execução dos opositores do regime. Ernesto Guevara participou ativamente do "paredón", ou seja, da morte de milhares de pessoas. Entre seus colegas, sua fama de inclemente era muito forte. Che chegou a matar um dos jovens chefes da política anti-Batista, Jesus Carreras, apenas porque era seu desafeto, recusando todos os pedidos de perdão.
Depois de ajudar na destruição de milhares de vidas, Che ficou encarregado de tomar conta do Banco Central Cubano. Como não entendia nada de economia, mas só de guerrilha e de fuzilamentos, acabou por arruinar o banco, agravando ainda mais o estado lastimável da economia cubana.
Para ajudar a frágil economia cubana, Guevara criou os "domingos de trabalho voluntário", nos quais a população era "convidada" a laborar no domingo. Na verdade, as pessoas eram obrigadas a trabalhar mediante chantagens ou ameaças.
Foi um dos mentores, também, dos "Campos de Trabalho Corretivo" de inspiração sino-soviética. Eram campos de trabalho forçado nos quais os opositores do regime eram encarcerados em condições ultrajantes e obrigados a trabalhar para não morrer.
Em 1965 Che divergiu da política de Fidel e abandonou Cuba. Partiu para operações de guerrilha fracassadas no Congo e depois na Bolívia, onde encontrou a morte em 1967.
Tudo o que vinha dos países comunistas, Che elogiava. Elogiou, por exemplo, a Revolução Cultural chinesa. Ora, essa revolução comandada por Mao Tsé Tung foi sabidamente criminosa. Nela, o tirano chinês comandou a morte de milhões. Matava-se por nada. Há casos de pessoas assassinadas só porque usavam calça jeans! E Che estava apoiando Mao! Aliás, a sua paixão pelo socialismo e em especial pela URSS o levou a assinar papéis usando o nome de "Stalin II" e batizar seu filho com o nome de "Wladimir" em homenagem a Lenin.
A intolerância e truculência de Ernesto Guevara ficaram registradas em frases como esta: "Não posso ser amigo de quem não compartilha das mesmas idéias que eu", ou então: "Adoro o ódio eficaz que faz do homem uma violenta, seletiva e fria máquina de matar".
Che Guevara não passou de um terrorista que usou meios ilícitos para atingir um fim macabro. Sim, porque o socialismo é macabro: é o regime que mais causou desgraças no século XX. Esse sistema destruiu economias, matou milhões de pessoas (100 milhões, segundo a conta do "Le livre noir du communisme"), perseguiu a Igreja Católica, espoliou propriedades privadas e perpetrou outros crimes.
Os comunistas dizem que Che foi um mártir da justa causa do socialismo. Ora, não existe nada de nobre na defesa do erro. Defender uma doutrina condenada como o socialismo está longe de estar certo.
Os que o admiram e não são comunistas sustentam aquela velha e errônea tese: "Não importa que idéias Che possuía, o que importa é que ele as seguiu e dedicou sua vida inteira a um ideal". Se esse raciocínio fosse correto, teríamos que elogiar o monstro Hitler...

15 comentários:

By Drica Borges - para pessoas especiais disse...

Olá ...
Esse texto postado por Black é mais um meio da elite dominante enganar as pessoas que não tem conhecimento da verdadeira realidade do mundo. Milhares de pessoas na miséria explorada por poucos que a cada dia enriquecem mais nas custas dos pobres e trabalhadores, isso sim é terrorismo. Che guevara lutou contra as injustiças, e buscou a igualdade econômica entre todos, e essa é a verdade.
O que falta são as pessoas tomarem conciência de como são exploradas e humilhadas, e enfim darem um basta nessa situação monstruosa que domina o mundo.
A força está no povo, só basta criarem consciência disso, que todos unidos podemos reverter tudo de mal que ocorre no mundo.
Alguns podem dizer que isso é utopia, porém não adianta nada ficar de braços cruzados enquanto o mundo sucumbe nas mãos da classe dominante.
Adriana.

Diego Ivan disse...

Apesar de concordar com boa parte das ideias de meu amigo Black Ace, acho que esse post dele realmente não vai ao centro da questão, o povo da America Latina sempre foi explorado, mas é inerente a todo povo explorado a necessidade de se rebelar. Mas concordo com ele que não adianta trocar de feitor e que varios metodos do Chê simplesmente manteve a precaria situação que a população de Cuba por exemplo ainda sofre e que a União Sovietica não foi exemplo de nada.

Anônimo disse...

tanta palavra para quê? bastaria ver a imagem que encima o "texto" para se perceber que estamos perante um fdp dum brasileiro - que é corrupto ou pé de chinelo.

fernanda

(que, para aqui, chega)

Black Ace disse...

FDP é vc comunistazinho(a) de "mierda", vá cortar cana em Cuba safado(a) ignorante.

Se identifique covarde!!!

Anônimo disse...

Isto vindo de uma pessoa que notoriamente aprova as ideias que estão na base do maior crime da Humanidade - o Nazismo.

Esse conjunto de disparates sem pés nem cabeça. Qualquer pessoa que leia o Mein Kampf consegue perceber que o Hitler mais valia ter-se suicidado à nascença, porque só dizia barbaridades sem sentido.

Anônimo disse...

Post ridiculo, cheio de argumentos falaciosos, retirados de um livro completamente parcial, cujo nome não deixa dúvidas: "O livro negro do comunismo".
Grande parte do que aqui é dito simplesmente não é verdade, pelo que, devido à falta de rigor e consistência, toda a argumentação utilizada se resume a zero.
Relativamente à parte final, só um encéfalo liliputiano poderia comparar Hitler a Che Guevara. Hitler defendeu as suas ideias, é certo, mas ao abrigo de um exército poderosissimo, escondido e resguardado por muralhas e soldados. Che Guevara, por sua vez, abdicou de uma vida confortável como médico para lutar, ele próprio, por aquilo em que acreditava...a milhares de quilometros de casa, no meio de mato e deserto.
Assim, as situações não são minimamente comparáveis, e torna-se perfeitamente compreensivel que Che Guevara seja admirado até por não-comunista e/ou socialista: afinal de contas, quantos de nós têm a coragem de fazer o que acreditam ser certo, independentemente das consequências, dos medos e das reprovações de que possamos ser alvo? Só por isso, Che Guevara merece a admiração de todos. Incluindo a minha, que não sou comunista nem tão pouco ligo a política.
Cumprimentos.

Anônimo disse...

Eu devo admitir que fiquei sem palavras ao ler tantos julgamentos sem nenhuma base teórica consistente,como posso argumentar isso...
Mas como a maioria das pessoas que vão falar do comunismo e não sabem porra nenhuma do que é,recorrem ao estereótipo, vamos lá...
Meu caro,com que fundamento vc vem falar,erroneamente,de mortes provocadas por Che Guevara ou por outros socialistas...O que vc me diz do Holocausto,em que Hitler mata simplesmente uma média de 6 milhões de judeus ou das invasões dos EUA ao Afeganistão e ao Iraque,isto não é terrorismo7
E quanto a Cuba ou a URSS estude mais o que é comunismo para conseguir diferenciá-lo de capitalismo de estado...
Vc vem me falar de comunistas perseguindo a Igreja Católica,eu acho que é a coisa mais absurda que já ouvi,coitada da Igreja né, o Tribunal da Santa Inquisição,por exemplo, ou a corrupção de boa parte do clero pela avareza.Quanto aos comunistas tomando terras dos outros,era pra isto se chamar reforma agrária,uma coisa que o Brasil está precisando muito hoje para a sua informação...
Leia mais sobre o comunismo,leia Karl Marx por exemplo,mas leia com um olhar imparcial sem um pré-conceito e talvez vc descubra que este sistema capitalista,no qual vivemos e do qual vc parece se orgulhar é uma merda,aonde as relações humanas são puramente economicas e reduzidas ao individualismo,lembre-se que tem muita gente morrendo de fome ou por interesses pelo mundo todo por causa deste neoliberalismo selvagem.E por fim,gostaria de dizer que ficaria feliz se hoje existem milhares de pessoas que tivessem a coragem que Che Guevara teve de lutar pelos seus ideais,ideais estes de preocupação com o homem,sua sociedade e o principal sua LIBERDADE...

Anônimo disse...

olhe desculpe mas discordo da sua opiniao..
Che foi 1 lutadr q lutou por causas nobres...Foi morto por rangers columbianos treinados plos E.U.a! se n concorada cm as causas pk che lutou, n concorde, mas nao lhe falte ao respeito.. Obrigado

Carlos Daniel Rego disse...

Não percebo estas guerrinhas que se costumam gerar entre comunismo/fascismo e URSS e EUA e Comunismo/Nazismo Comunismo/Igreja Católica. Parece que quem não é comunista é obrigatoriamente católico, a favor dos estados unidos e nazi/extrema direita. No meu caso: Não sou apologista das ideias comunistas, mas também não estou do outro lado da barricada. Tanto os comunistas (em casos como a revolução cultural de Mao ou a URSS das purgas)como a igreja católica (inquisição), como os EUA (Iraque) ou Hitler mataram milhões de pessoas e não vamos discutir quem matou mais... Penso que de ambos os lados da barricada se fizeram coisas boas e más. O importante não são as ideias são os actos. De direita ou esquerda o que importa é fazer o bem/ ajudar as pessoas e no final não sair corrompido.

Nelson Sarmento disse...

Muito bom seu post.
Escrevete toda a verdade sobre esse covarde assassino que muitos tem como heroi ou um ídolo.

O sistema desse kara matou 100.000.000 de pessoas...

A Rafaela escreveu que Che Guevara lutou pela liberdade?

"ficaria feliz se hoje existem milhares de pessoas que tivessem a coragem que Che Guevara teve de lutar pelos seus ideais,ideais estes de preocupação com o homem,sua sociedade e o principal sua LIBERDADE..."

Ela está bem equivocada pois que liberdade há num regime socialista?

Nelson Sarmento disse...

Muito bom seu post.
Escrevete toda a verdade sobre esse covarde assassino que muitos tem como heroi ou um ídolo.

O sistema desse kara matou 100.000.000 de pessoas...

A Rafaela escreveu que Che Guevara lutou pela liberdade?

"ficaria feliz se hoje existem milhares de pessoas que tivessem a coragem que Che Guevara teve de lutar pelos seus ideais,ideais estes de preocupação com o homem,sua sociedade e o principal sua LIBERDADE..."

Ela está bem equivocada pois que liberdade há num regime socialista?

Anônimo disse...

nao digam mal de che,ele foi um verdadeiro homen corajouso que lutou pela liberdade dos homens.s nao sabem quem ele foi nao se ponham a dizer mal desse grande HEROI che guevara.
Hasta la vitoria siempre.

Anônimo disse...

voces achamm que nosso amigo que postou esta errado?? pois saibem que até a veja ,,, tradicional semanal de esquerda, desmistificou o mito, é isso black, o cara era como a besta recem libertada, mais fala-se se muito em hitler, mas quem foi que executou 30 milhôes de compatriotas? teria sido o stalin?? postou bem, aliás, muito bem...

Anônimo disse...

ei black ,, cortar cana em cuba??? adorei! pos o cara no lugar dele, acho que nem fumo se planta mais por lá. abraço

Anônimo disse...

"corajouso"????? vá aprender a escrever pra depois falar mal dos outros comunista de merda!!! vai trabalhar num gulag q é a melhor coisa que vc faz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contador de acessos

Marcadores

pt (25) enquete (17) Dilma (15) cinema (15) brasil (12) futebol (11) f1 (10) corrupção (9) esporte (9) desgoverno pt (8) mensalão (8) Lula corrupto (7) comunismo socialismo (7) curiosidade (7) eua (7) lula (7) corruptos (6) humor (6) comunistas (5) copa 2014 (5) mundial (5) tv (5) youtube (5) Thatcher (4) basquete (4) derrota (4) esquerda (4) filme (4) governos militares (4) presidente (4) Estátua de lula (3) Reagan (3) economia (3) eleição (3) globo (3) lulálcool (3) natal (3) orkut (3) tecnologia (3) video (3) 31 de Março (2) 80s (2) Brasileiros (2) Carros caros (2) Flashback (2) Forró (2) Impeachment (2) Itamar Franco (2) Mixed set (2) Natal 2014 copa (2) PC do B (2) Piada besta (2) TV aberta (2) ayrton (2) battisti (2) bin laden (2) bolsa família (2) chavez (2) che assassino (2) deputados (2) e-mail (2) escandalo (2) esquerdismo (2) família sadia (2) feminismo (2) gisele bundchen (2) governador (2) idiotas úteis (2) inflação (2) inglaterra (2) justiça (2) marxismo (2) marxistas (2) mentira (2) micarla (2) mixtape (2) mulher (2) neymar (2) obama (2) pachecada (2) politicamente incorreto (2) porno (2) quadrilha do pt (2) racismo (2) ronaldinho (2) set mixado (2) stf (2) venezuela (2) viadagem (2) violencia (2) 1000 gols (1) 1000 postagens (1) 2011 (1) 27 anos (1) 60000 VISITAS (1) 7 de setembro (1) ABC FC (1) Adesivo para carro (1) Amy and Tony (1) Arena das dunas (1) BBB (1) Bolsonaro (1) Capitalismo (1) Comissão da verdade (1) Comunismo (1) Dance music (1) Diário de Natal (1) Do Fundo do Baú (1) Dominguinhos (1) Dívidas interna e externa (1) Elefante contra leões (1) Eleições livres (1) Elvis Preley (1) FHC (1) FHC demagogo (1) Feliz Natal (1) Fidel Castro (1) Franklin Martins (1) Gaddafi (1) Hugo Chavez (1) INELEGIVEIS (1) Igreja Católica (1) Jabor (1) Jesus Cristo (1) José alencar (1) Juizes e promotores (1) Lampião (1) Lula bêbado (1) Lula comunista (1) Lula e Fidel (1) Lula mentiroso (1) Lula multado (1) Luladrão (1) Mano Brown (1) Michael Jackson (1) Monteiro lobato (1) Mulheres (1) OVNIs (1) PM (1) Padre Fábio (1) Padre Marcelo Rossi (1) Pai nosso (1) Palocci (1) Patrulha ideológica (1) Paul McCartney (1) Paul o polvo (1) Petismo (1) Petralha (1) Prof.Amanda (1) Páscoa (1) Quem sou eu (1) Radicalismo gay (1) Roberto Carlos (1) Saramago (1) Serra 45 (1) Sousa (1) Trump (1) Twitter (1) Túlio maravilha (1) Wagner Moura (1) acessoria (1) adeus cachorro (1) afeganistão (1) amazonia (1) amigos (1) américa rn (1) anatomia de um nordestino (1) anticomunismo (1) arnaldo jabor (1) arte moderna (1) atraso nas obras (1) baianos (1) barretos (1) biografia (1) boca juniors (1) bozo (1) brasileiros otários (1) briga de gato (1) bueno (1) cai-cai (1) caiu na merda (1) calcinha (1) campeão (1) capoeira (1) carlinhos cachoeira (1) carnatal (1) carnaval não presta (1) carros e educação (1) cartas de natal (1) cbf (1) celulas-tronco (1) censo 2010 (1) charge (1) charme funk (1) chavismo (1) chivas 18 (1) chuva (1) chávez (1) cicarelli (1) cleber machado (1) comportamento (1) congresso nacional (1) congresso nacional do PT (1) conquista amorosa (1) conselho médico (1) coreia (1) costinha (1) cpi (1) craques (1) criança esperança (1) crise econômica (1) crise grega (1) crueldade com animais (1) cruz tribunais (1) cuba (1) dance underground 90s (1) demagogia (1) democracia (1) desarmamento (1) desrespeito religioso (1) destruição da família (1) didi (1) ditabranda (1) documentario (1) educação (1) ensino (1) entrevista (1) escroto (1) espanha (1) esquerda x direita (1) falência (1) ferias (1) ferreira gullar (1) fifa (1) fisiologismo (1) floresta (1) fora mano menezes (1) fracasso (1) futebol brasileiro (1) g1 (1) galvão (1) gasolina (1) gatos (1) governadores (1) gp (1) gretchem (1) guerra (1) gugu (1) henrique alves (1) herança maldita (1) heróis de filmes (1) heterossexual (1) hipocrisia contra a policia (1) homem (1) house music (1) humberto (1) igrejas evangélicas (1) impostos (1) imprenssa (1) internet (1) iraque (1) islamismo (1) jameson (1) jenna (1) jong-il (1) julgamento (1) juliana (1) kim (1) legalização (1) lewandowski (1) livros (1) locadora de mulher (1) luiz gonzaga (1) lulálcool bêbado (1) maconha (1) malandro (1) mandato (1) marcha das vadias (1) maçom (1) mega sena (1) memes dirty harry (1) miami (1) mixagens (1) morte de bezzero (1) mudanças sociais (1) musica (1) médicos cubanos (1) música (1) negra (1) nelson (1) nelson motta (1) nelson rodrigues (1) nina a hamster (1) nordeste (1) norte (1) oscar (1) paes (1) pan (1) paraguai (1) parreira (1) pedofilia (1) pele (1) pena de morte (1) piadas machistas (1) pirataria (1) playboy (1) podcast (1) politica brasileira (1) politica e internet (1) politica externa (1) política (1) ponta (1) povo (1) presidio (1) preto (1) professores (1) progressismo (1) ptc (1) rbd (1) reforma política (1) religião (1) remix (1) repressão (1) reveillon (1) ricardo texeira (1) rio são francisco (1) rolezinhos (1) romario (1) rosalba (1) rugby (1) sabão omo (1) saddan (1) sampa (1) sbt (1) senado (1) sergio (1) sergio cabral (1) severino (1) sexo e saúde (1) som automotivo (1) sos (1) steve jobs (1) suicidas úteis (1) terrorismo no brasil (1) times odiados (1) tiririca (1) torcer futebol (1) transposição (1) tribunais brasileiros (1) turistas (1) universidade (1) vagabundagem (1) vexame brasileiro (1) viado e sapatão (1) vice (1) violência (1) viver (1) volei (1) xaxá (1) xeque (1) yoani sánchez (1) zé lezin (1)
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!