O Brasil já tinha sido reprovado na prova de Ciências. Ficamos em 52º lugar entre 57 países de acordo com os testes aplicados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Foi uma pisa, sim. O anúncio aconteceu semana passada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE), instituição que reúne países adeptos da economia de mercado. A notícia mexeu com os coretos do mundo científico e tecnológico brasileiro diante de horizontes tão sombrios para o desenvolvimento do país. Agora somos reprovados, também, em Matemática e Leitura. O novo boletim saiu ontem e as manchetes dos principais jornais anunciam: “Estamos entre os piores também em Matemática e Leitura.”
E por que o presidente estufa tanto o peito quando fala tanto?
As notícias confirmam que o Brasil “teve o quarto pior desempenho, entre 57 países e territórios, no teste mundial de Matemática”. Os estudantes brasileiros de escolas públicas e particulares ficaram em 54ª posição, à frente apenas da Tunísia, Qatar e Quirguistão. Que tal passar este reveion no Cuirguistão? O fracasso do ensino no Brasil não parou aí. Somos o oitavo pior país do mundo em Leitura. Ficamos no 52º lugar. Que tal passar o reveillon em Qatar?
E por que o presidente fala tanto quando estufa o peito idem?
O Brasil de tanto CPMF (são 40 bilhões somente deste imposto) está entre os piores países do mundo em conhecimentos de matemática, ciências e capacidade de leitura. Confesso que no tocante à Leitura o resultado não me surpreendeu. Basta abrir a janela e contemplar essas várzeas do PT e suas conexões de Brasília. Tem-se a resposta pronta e imediata.
Diante do relatório do OCDE, o jornal o Estadão registrou: - A pontuação dos alunos brasileiros ficou em 393 e 370 em Leitura e Matemática, respectivamente. A nota máxima registrada no Pisa foi de 707,9. Esse desempenho faz com que o país não consiga passar do nível 1 de aprendizagem - numa escala que varia de 1 a 6, sendo 1 o pior - em nenhuma das três áreas. Isso quer dizer que os alunos conseguem apenas localizar informações explícitas e não são capazes de fazer comparações, estabelecer conexões ou interpretar textos. Em Matemática, eles não podem sequer resolver problemas simples.
E por que o presidente estufa tanto o peito?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário