Recebi mais de 1.000 e-mails sobre meus comentários a cerca do ARGUMENTO DE INCLUSÃO. A maior parte deles contrários ao q aconteceu. Vários professores da UFRN e advogados Tb se posicionam contrários ao ARGUMENTO DE INCLUSÃO. Resolvi listar alguns pontos interessantes usados como argumento:
01- Muitos e-mails me lembraram que mesmo antes da nova regra a maior aprovação do estado já era do CEFET e não de nenhuma escola particular. Os dados podem ser consultados no próprio site da Comperve.
02- Vários advogados e professores da UFRN defendem que o sistema adotado é inconstitucional pois fere o princípio da equidade.
03- Muitos defensores das cotas dizem que as cotas são feitas para resolver desigualdades geradas pelo capitalismo. O q me dizem do 1° lugar de Medicina virar garoto propaganda de um cursinho q ele fez somente a revisão? Pq ele n levantou a bandeira do CEFET? É uma inversão de valores ou eu estou errado? Lembrando que sem a pontuação extra q ele ganhou p corrigir erros do capitalismo ele seria o 69. Graças a ela uma empresa tenta gerar LUCRO. No dia do resultado vi uma entrevista com ele dizendo q fez dois cursos um de biologia e outro de redação. Hj vejo na cidade inúmeras propagandas com a participação desse rapaz a cada dia sruge um novo curso q ele “fez”. Será q alguém ainda lembra q ele foi beneficiado em pró dos desfavorecidos? Será q ele lembra?
04- Recebi vários e-mails de candidatos e professores me corrigindo pois na verdade não foram 24 aprovados com a pontuação extra. Foram TRINTA E NOVE.
05- N tenho interesse em dar entrevistas para nenhum jornal. Só pelo fato de ter expressado minha opinião através de e-mail já sofri insultos e ameaças. Somos obrigados a engolir sem reclamar? Vários alunos entrarão na justiça requerendo seus direitos. Se vc tb se sente prejudicado entre Tb. Cuidado p n perder o prazo. Fiquem calados mas não reclamem qdo 80% das vagas de Medicina forem da CEFET. Afinal, os 40% q eu previa para o ano q vem jah aconteceram.
06- Talvez eu n tenha sido claro no primeiro e-mail. Mas, já estou na Universidade. Entrei pelo meu próprio esforço e por isso me revolto. Pq a UFRN n se preocupa em colocar os candidatos de escolas públicas em igualdade na disputa? Pq n utilizar os formandos das licenciaturas como professores? O erro tem q ser corrigido na base e n de forma artificial.
07- Respeito a CEFET e todos os alunos q fazem parte dela. É realmente o único mecanismo do estado capaz de fazer com que alunos provenientes de famílias carentes vençam pelo seu próprio esforço. Consigam formar-se em pé de igualdade com alunos de escola particular. Grande parte deles teriam passado sem ARGUMENTO EXTRA. Inclusive o primeiro lugar de Medicina para quem eu tiro o chapéu. Rapaz humilde q seria aprovado em 69 em Medicina por seu próprio esforço. Provavelmente a CEFET mudou a vida dele. Essa carta não é para ele ou para ninguém da cefet é para os membros da UFRN que criaram tal regra. Se a UFRN conseguir uma forma de colocar algum concluinte de qq escola pública q não seja a CEFET dentro de Medicina eu tirarei o chapéu. Se conseguir colocar 39 eu aplaudirei de pé. Caso contrário na oitava série ao ser aprovado ou não no CEFET a UFRN decide automaticamente o aluno carente q pode ou não ser médico. Correto? É apenas uma nova forma de discriminar.
Abaixo coloco algumas das respostas recebidas. Retirei qq detalhe q pudesse identificar os autores.
E-MAIL DE UM PROFESSOR DE BIOLOGIA:
Olá amigo!
Vendo sua indignação quanto ao assunto me senti no direito de expor minha opinião, enquanto biólogo e professor da área.
O assunto é delicado. Na época em que fiz o vestibular da UFRN não tinha nenhum tipo distinção, os critérios de seleção eram aplicados igualmente a todos os candidatos.
Só quem teve ou tem o contato direto com o sistema de ensino público do nosso país tem o real alcance do défict qualitativo do ensino, e o quanto precisa-se fazer pra que essa situação possa melhorar, ao menos.
Diante desta triste realidade, coloco-me a favor da cota para alunos do ensino público, em parte!!
Entretanto, um ensino de qualidade, com professores, equipe pedagógica, e gestores dedicados a fazer acontecer, para que alunos todas as instituições de ensino, sem nenhuma distinção pudesem concorrer a seleções, e que os resultados fossem espelho de seus meritos. Ainda há também, o fato de que, se nossos prezados gestores públicos reservassem recursos e esforços a educação superior, nossos alunos já sairiam da formação básica com sua vaga garantida nas univerisdades e/ou escolas técnicas federais.
Voltando ao assunto cota, alunos de escolas técnicas federais (IFRN no nosso caso) de maneira alguma deveriam ser incluidos no sitema de beneficiamento referido, já que a qualidade do ensino é compatível com o níveis de seleção impostos no nosso país, e seus alunos estão devidadmente preparados para tal sem a necessidade de "empurrões", que inevitavelmente gera um ambiente de descriminação e injustiça perante os demais estudantes que com certeza também possuem o mesmo merito daqueles.
Finalizo minha opinião, esperando que nossas autoriadades um dia possam olhar com mais dignididade para o pilar de qualquer nação, que é a educação de seu povo.
Sem mais para momento, reintero votos de estima e consideração, sem deixar de lhe desejar sorte nos próximos concursos e o importante é não desistir dos nosso sonhos, afinal SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIMOS NUNCA!!!!
Abraço.
E-MAIL DE UM ADVOGADO:
Caro Luis Paulo !! Você tem total Razão, realmente esse argumentos de inclusão é inconstitucional pois fere o principio da equidade (que de forma resumida significa tratar de forma igual os iguais e de forma diferente os diferentes); não tem cabimento a UFRN criar uma sistemática para beneficiar a escola que tem o melhor material humano tanto no quem diz aos discente quanto ao docente, pois ambos passam por um rigoroso processo de seleção de forma que a CEFET (IFRN) tem os professores mais preparados e melhor pago do Estado e as turmas de alunos mais homogeneizada; corroborando isto mesmo antes da adoção deste escandaloso sistema de descriminação a CEFET já era a instituição que mais aprovava na UFRN. A saída para que teve a aprovação surrupiada, como foi o caso de seu irmão, é se juntar e contratar um advogado para obrigar a UFRN criara vagas extras para corrigir essa grande injustiça; outra saída mais barata seria fazer uma representação junto a procuradoria Federal de Justiça. Esse expediente descabido adotado pela a UFRN, fere frontalmente a legalidade, pois uma resolução estúpida desta instituição não pode contrariar a Constituição Federal, pois a mesma fere os princípios: da legalidade, da moralidade, da isonomia, da razoabilidade da meritocracia. Pode entrar na justiça, que sem sombra de dúvida, consegue-se uma liminar para matricular todos os prejudicados. Qualquer dúvida ou apoio estou a disposição
Após ter lido o seu e-mail queria dizer que acho também isso tudo um absurdo e que te garanto, como empresário, que não entrarei nessa e não vou ficar oferecendo desconto para ninguém só para "sair na foto". Terei um encontro com a professora Betânia e devo expor toda a situação para ela solicitando alguma providência ... Sempre fui muito ouvido pela comperve e espero que algo seja feito a respeito. Só para corrigir os seus dados, parece-me que foram 39 aprovados com argumento de inclusão. Lamento pelo seu resultado, como muitos alunos meus que ficaram bem perto isto é realmente revoltante. Abraços,
Sou professor de direito da UFRN.
Fora da UFRN, sou advogado e milito inclusive contra a própria UFRN (professores universitários de direito não têm impedimento algum para advogar contra a própria instituição na qual lecionam).
Particularmente, acho que o argumento de inclusão é inconstitucional por ferir o princípio da isonomia ("todos são iguais perante a lei").
Caso seu irmão deseje questionar o resultado do vestibular na Justiça Federal, estou à inteira disposição. Caso obtenha um resultado favorável, ele ingressará ainda este ano na UFRN.
Para tanto, basta entrar em contato novamente.
Grande abraço,
2 comentários:
Olá eu estava lendo e queria saber porque não tem nenhuma resposta CONTRA o que você citou e só tem a favor? eu não acredito que todos concordem com você , então você não posta por ..? enfim acho que todas as opinioes deveriam ser divulgadas , a por favor, nao falte com respeito , porque eu fui educada.
Não há comentários a favor. O seu é o primeiro nesta postagem, os outros em Mandarim são Spams.
Não faço filtragem dos comentários, apenas se o comentarista faltar, e muito, com a educação e civilidade, eu excluo o comentário.
Como é mesmo o seu nome ou apelido???
Postar um comentário