Não sou muito de falar de futebol, em especial sobre o América-rn, mas ontem ao ouvir a resenha da Globo em que tocavam sobre a possível volta de Sousa ao futebol, não pude deixar de prestar atenção sobre o endeusamento que alguns da imprensa fazem sobre este jogador, a ponto de chamá-lo de... CRAQUE!!!
Nada contra Sousa, porém não foi, não é e nem nunca será um craque de futebol, no máximo um ótimo jogador futebolístico, nada mais que isso.
Aí me perguntarão: Qual o problema ou a diferença em apontá-lo deste ISO-9ooo do futebol??? Todas e mais um pouco.
Um jogador de futebol, em minha ótica, pode ser classificado da seguinte forma:
(fazendo uma média em toda a sua carreira)
CABEÇA DE BAGRE: 70% de todo mundo que bate-bola, inclusive peladeiros de fim-de-semana.
Ex: Eu.
JOGADORES MEDIANOS: 15% do restante. Estão concentrados em sua maioria nos campeonatos estaduais e nas séries C e B.
Ex: Marquinhos Mossoró, Rinaldo, Obina e o restante que aqui e acolá se destacam em uma partida. (são muito inconstantes)
ÒTIMOS JOGADORES: 10% dos boleiros. Na sua maioria disputam a série A e a minoria já joga no exterior e inclusive com passagens na seleção.
Ex: Sousa, Sérgio Alves, Robgol, Kuki, Túlio maravilha, Dunga e etc. Apresentam uma maior constância de bom futebol que os demais e viram ídolos da torcida
EXCELENTES JOGADORES: 3% do que restou. Estes podem decidir as partidas que disputam e sempre conferem respeito ao time adversário. 90% deles jogam na Europa.
Ex: Danilo Menezes, Luís Fabiano, Robinho, Júnior capacete, Leandro, Roberto Dinamite, Sócrates, Bebeto e etc. 80% das suas partidas estão sempre na capacidade do seu futebol
O CRAQUE: 1,5% da cambada toda. Estes decidem as partidas. Mantém uma qualidade acima da média dos demais. Todos jogam fora do país de origem, e são disputados a bofete pelos times.
Ex: Kaká, os dois Ronaldinhos, Messi, Alberi, Givanildo, Falcão, Rivelino, Sócrates, Passarela, Romário, Zidane e etc.
O SUPERCRAQUE: 0,5%. São o supra-sumo do futebol. Considerados semideuses por nós mortais. Tem a capacidade de encher um estádio ou parar uma cidade para vê-los jogar (até guerra já pararam). São tão raros que atualmente não existe nenhum que se enquadre nesta categoria.
Ex: Zico, Maradona, Pelé, Cruyf, Di Stefano, Garrincha, Eusébio, Puskas. Acho que mais ninguém...
Nem é preciso escrever mais nada...
Só peço que reflitam sobre este texto, e não chamem qualquer um de CRAQUE, pois a maioria dos peladeiros são muito confundidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário