Normalmente gosto de trazer experiências que me marcam. Coisas pequenas, que se tornam grandes em minha vida, e essa é uma delas. Espero que gostem:
Dividir? Ou partilhar?
Ontem, voltando para casa, vi um casal de sem-teto que vendem daqueles bijous hippies.
Como se esperaria de pessoas que nao tem onde morar, eles eram cabeludos, meio sujinhos, as roupas em trapos, quiça até viciados... mas esse casal tinha algo diferente...
Eram razoavelmente jovens, estavam ao lado de seu tapete, com as bujigangas a venda penduradas, prestes a dividir um McCheddar do McDonalds (eu tenho que dizer a marca, porque é um sanduiche pequeno, que normalmente mal mata a fome de um).
A moça, que vestia um vestido de saco, estava elegantemente sentada na calçada... quase como uma dama. Sentava-se meio de lado, pernas recolhidas para tras, com o papel da embalagem aberto sobre o colo como se fosse um prato e, sobre ele, o pequeno sanduíche.
Com uma faca de plastico, ela dividia cuidadosamente a refeiçao que seria devorada por dois adultos.
Ela segurava a faca com uma elegancia natural.
Discretamente enrolei minha caminhada, pois queria ver o resultado de tanta circunspecção.
Ela cortava com cuidado e nenhuma parte duas metades ficaram espalhadas, como quando fazemos, que a carne vai pra um lado o molho vai pra outro.
Duas partes e-xa-ta-men-te iguais, quase matematicamente calculadas, precisamente cortadas foi o resultado.
O homem, que estava em pé, com cuidado pegou sua metade, que a moça lhe ofereceu levantando o "papel-prato".
Nesse momento, fui embora. A refeiçao deles nao era para ser um show e eu nao queria assistir - seria desrespeitoso.
O que eu vi, já tinha falado muito sobre aquelas duas pessoas.
E o que foi que eu vi?
Eu vi duas pessoas, que a despeito de sua situação, mantiveram uma dignidade raramente encontrada em pessoas em muito melhores condições.
Eu vi duas pessoas usarem de elegancia e educacao, que nao sei de onde sao provenientes, mas que poderiam servir de modelos para outros muito mais abonados e educados.
Mas, sobretudo, eu vi uma sem teto, que sabia a diferença entre dividir e partilhar. Partilhar, a gente partilha sem olhar quantidade, mas quando temos fome, um pouco pra lá ou um pouco pra cá faz toda a diferença.
Ela nao compartilhou o sanduíche, ela o dividiu. Meticulosamente. E quase posso assegurar, que eles não devoraram o sanduíche, mas sim, o comeram como se estivessem em um elegante restaurante da cidade.
Ao bom combate, amigos.
Derrotado é somente um estado de espírito.
4 comentários:
Apesar de ser um turista aqui no Blog, certamente é meu dever desejar boa sorte a nova integrante do Ao Bom Combate.
Seja bem vinda.
Bom dia! Sem querer ser impertinente com sua escrita, mas eu gostaria de entender melhor a diferença entre dividir e repartir... Ex:. O pão e o peixe citado na biblia...
Olá !
Eu gostei dessa história, mas fiquei com a dúvida de qual será a diferença semântica entre dividir e partilhar... Eu não sou falante nativa de português, será por isso que não vejo a diferença... poderiam me explicar?
Nada a ver! Escreveu, escreveu e não falou nada.
Postar um comentário