terça-feira, 20 de maio de 2008
Globo consagra "El Tigre"
Por Alex Medeiros.
A Rede Globo de Televisão resolveu homenagear o primeiro grande craque do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, atacante do extinto Paulistano na década de 1920.
A exemplo da Europa com o troféu “Chuteira de Ouro”, ou de países como a Espanha com o “Troféu Di Stefano”, a emissora vai premiar o artilheiro nacional por temporada com o “Troféu Friendeirech”. O craque seminal, nascido em 18 de julho de 1892 e morto em 6 de setembro de 1969, está no centro da foto, entre os gênios Leônidas da Silva, o Diamante Negro, e Pelé, o Rei do mundo.
A iniciativa global consagra uma façanha que há muito necessitava ganhar popularidade no Brasil, os 1.329 gols marcados pelo “El Tigre” (apelido dado pela imprensa e torcedores da época), que o colocam à frente de Pelé e em segundo lugar do mundo, atrás do alemão Gerd Muller, de acordo com a Fifa. Durante décadas, o assunto mil gols foi uma espécie de tabu na mídia brasileira, fato só admitido ao rei Pelé. Jornalistas esportivos agiram com uma proteção patriótica, como que proibindo ao Brasil saber da existência de outros goleadores. Eu escrevi sobre o assunto várias vezes, aqui e na colunaPortfolio, de O Jornal de Hoje, tendo inclusive repercutido meus comentários na Folha de S. Paulo, pela coluna de José Geraldo Couto; e na ESPN, quando por duas vezes o jornalista PVC, Paulo Vinicius Coelho, discordou da existência de outros craques com mil gols. Com a criação do “Troféu Friedenreich” e a reportagem do Globo Esporte confirmando a genialidade e os 1.329 gols registrados na Fifa, o nosso primeiro matador poderá romper as muralhas do velho tabu (desde 1965 o escritor João Máximo já tentara provar a façanha de Fried) e os torcedores do Brasil terão chance de conhecer os demais jogadores que atingiram os quatro dígitos na tábua da artilharia da História.
Eis a lista, abaixo, com os números já citados pela imprensa e literatura européias e devidamente registrados na Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol – IFFHS, uma respeitada entidade auxiliar da Fifa:
Gerd Müller (1.461, alemão),
Arthur Friendeirech (1.329, brasileiro)
Slobodan Santrac (1.301, iugoslavo),
Pelé (1.286, brasileiro),
Puskas (1.176. húngaro),
Eusébio (1.137, luso-moçambicano)
Flávio Minuano (1.070, brasileiro)
Romário (1.003, brasileiro).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário