domingo, 12 de maio de 2013
Vai quebrar!!!
O diário londrino The Telegraph estampou em sua capa online desse sábado uma chamada para um artigo bombástico que analisa a situação econômica da Espanha, onde o autor assegura que o país está “oficialmente insolvente” e orienta os espanhóis a sacarem dos bancos suas economias enquanto é tempo.
O texto, assinado pelo editor associado Jeremy Warner e publicado no blog de finanças do jornal, se baseia no último informe do FMI – Fundo Monetário Internacional, divulgado no mês passado como conclusão da reestruturação da dívida na Espanha.
Apesar de destacar que o FMI, devido ao fato de ser uma instituição “demasiadamente diplomática”, não qualificou a Espanha diretamente como insolvente, Warner diz que as últimas previsões situam o país nesse ponto, mesmo que haja o habitual otimismo num momento assim.
O jornalista britânico lembra que a Europa já garantiu que a Grécia seria o primeiro e último país que passaria por uma reestruturação financeira, mas logo o Chipre se viu envolvido em situação similar. Assim, ressalta que a Espanha está atrasando uma recapitalização maior dos seus bancos à espera de que se complete a união bancária europeia.
Além disso, segundo o The Telegraph, isto vai levar o país a pagar um preço alto, já que se tem o precedente do ocorrido no Chipre. Nesse sentido, ressalta que os credores bancários serão amplamente resgatados e a confiscação de muitos depósitos parece “muito provável”.
“Não aconselho aos espanhóis sacarem o dinheiro agora. Um conselho desse tipo sugere uma irresponsabilidade, já que há o risco de induzir ao pânico. Mas, olhando as projeções do FMI é o que me parece a única decisão racional”, diz o jornalista.
De qualquer forma, Jeremy Warner exclui dessas advertências e recomendações a realidade do Banco Santander, por entender sua condição internacional que o torna totalmente isolado da crise no país de origem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário